Para capacitar com excelência

O conhecimento é a melhor forma de dar poder às pessoas. No mundo dos negócios, isso se torna ainda mais claro: o acesso à informação amplia as oportunidades e, a longo prazo, garante a construção de uma sociedade mais justa. O Sebrae é, no Brasil, o principal agente da disseminação de conhecimentos sobre a cultura empreendedora. Nos cursos que promove, procura capacitar seus clientes a adotarem atitudes positivas e a assumirem o protagonismo de suas vidas e de seus negócios.

Para guiar a atuação dos que trabalham com a transmissão de conhecimentos, o Sebrae possui referenciais educacionais. Eles estão reunidos em um documento, com informações amplas sobre valores, metodologias e processos em educação. Trata-se de um direcionamento para todos os instrutores da instituição, estejam eles ministrando cursos de capacitação empreendedora ou empresarial.

Como o Sebrae entende a educação?
Por meio do referencial, os instrutores são orientados a despertar, nos empreendedores, atitudes positivas para o aprendizado. O Sebrae possui uma concepção integrada de educação, inspirada em um relatório da Unesco sobre o tema.

Além disso, para o Sebrae, a educação deve focar no aprimoramento de competências, justificado pela necessidade de adequar a formação de empreendedores às deman­das do mundo contemporâneo. Dessa forma, os clientes capacitados pela instituição aprendem a utilizar seus conhecimentos, atitudes e habilidades para obter um bom desempenho em diferentes situações de sua vida pessoal, profissional ou social.

Quais as metodologias para a atuação do educador? Como avaliar o impacto da capacitação na vida dos empreendedores? Seja parceiro da Plataforma Co-pyme e tenha acesso a essas e outras informações dos Referenciais Educacionais do Sebrae.