Rodadas de Negócios

A tecnologia é uma importante aliada dos empreendedores na hora de fazer negócio, mas ela não substitui o contato direto entre compradores e vendedores. Pensando nisso, o Sebrae desenvolveu as rodadas de negócios, eventos de curta duração, em datas e locais previamente definidos, nos quais empresários se reúnem para ofertar e demandar produtos e serviços.

Para que serve?
As rodadas servem para aproximar compradores e vendedores e para facilitar a geração de oportunidades de negócios. Elas podem ser setoriais (construção civil, petróleo e gás, cosméticos, hotelaria, etc.) ou multissetoriais (quando são favorecidos os contatos com parceiros generalistas, como associações comerciais e órgãos públicos).

Rodada de negócios multissetorial no estado de Minas Gerais.
Foto: Mauro Marques/Agência Sebrae

Como funciona?
A partir do levantamento das demandas de uma ou mais empresa âncora (compradora), o Sebrae organiza a participação dos pequenos empresários na rodada. Lá, eles ofertam seus produtos e serviços diretamente à compradora, gerando uma expectativa de negócios.

Para participar da rodada, as pequenas empresas precisam preencher um cadastro e atender a requisitos estabelecidos pela empresa âncora e pelo Sebrae no que se refere à: capacidade técnica, capacidade de produção e situação legal, fiscal e tributária.

Embora a rodada costume ocorrer em apenas um dia, o grande trabalho de inserção dos pequenos negócios se dá no período preparatório para o evento. Nessa fase, o Sebrae verifica se as empresas interessadas em comparecer na rodada realmente têm condições de atender às demandas da compradora.

No dia da rodada, as empresas compradoras e vendedoras se reúnem por, em média, 30 minutos. O tempo pode ser reduzido para 20 minutos, quando o evento for muito extenso. O pequeno empresário já sai do encontro com o negócio engatilhado, e uma expectativa de venda para os próximos meses.

 

2_rodadas_info-pt

 

Quer aprender como organizar uma rodada de negócios em sua região? Torne-se um parceiro da Co-pyme e tenha acesso ao passo a passo dessa solução.