Como o Sebrae atua?

Sempre com foco no desenvolvimento sustentável do pequeno negócio, o Sebrae atua em todo o território brasileiro. Os atendimentos podem ser individuais ou coletivos, presenciais ou a distância, de acordo com as necessidades do empreendedor, seja ele de micro ou pequena empresa, lotada na área urbana ou rural.

Por não ser uma instituição financeira, o Sebrae não empresta dinheiro. Em contrapartida, articula com bancos e cooperativas de crédito soluções financeiras adequadas às demandas de seus clientes. Assim, o Sebrae serve como ponte entre os pequenos negócios brasileiros e as grandes instituições financeiras. Além disso, atua junto aos poderes públicos na construção de um ambiente legal mais favorável, incentiva as cooperativas empresariais, estimula a inserção dos pequenos empreendedores nas cadeias produtivas e difunde informações de boas práticas ao segmento.

O Sebrae é também uma instituição de conhecimento: realiza estudos e pesquisas sobre e para os pequenos negócios, que ajudam tanto no aprimoramento da atuação institucional quanto na informação e na capacitação dos empreendedores. O Sebrae busca, ainda, o desenvolvimento territorial brasileiro, promovendo a inclusão produtiva das regiões com maior carência socioeconômica no país.

Quais são os principais problemas enfrentados pelos pequenos negócios em sua região? Conheça as soluções Sebrae para cada um deles. São diversos produtos e serviços, nos temas: Acesso a Mercados, Acesso a Serviços Financeiros, Capacitação, Educação Corporativa, Inovação, Modelo de Atendimento e Políticas Públicas.