A inclusão financeira das populações de baixa renda tem sido uma das principais preocupações de governos e de acadêmicos nos últimos anos. Como garantir o acesso a serviços financeiros para quem vive em regiões de baixo desenvolvimento humano?
A resposta a essa pergunta passa, necessariamente, pela ampliação de oportunidades aos pequenos negócios. Empreendedores individuais e donos de pequenas empresas precisam de serviços e atendimento financeiro adequados à sua realidade mercadológica.
O Sebrae possui uma atuação estratégica nessa área. A instituição promove políticas públicas com vistas a melhorar o ambiente negocial para pequenos negócios. Também apoia instituições e iniciativas voltadas para as microfinanças e transfere conhecimentos – como cursos, consultorias e capacitações – para empreendedores e técnicos de instituições financeiras.
Dentro das iniciativas, se destaca o fortalecimento das cooperativas de crédito, instituições financeiras que prestam serviços a seus associados de modo mais simples e vantajoso. Conheça!
Desde 2000, o Sebrae mantém uma atuação intensa junto às cooperativas de crédito e a outras instituições relacionadas às microfinanças, buscando integrar, articular e inovar em pesquisa, informação e capacitação.
Por meio de um dos projetos, Fomento às Boas Práticas do Cooperativismo Financeiro com Pequenos Negócios, o Sebrae dissemina informações e conhecimentos de cooperativas de crédito reconhecidas como referência para micro e pequenos empreendedores. A iniciativa é um importante instrumento para acelerar o amadurecimento das cooperativas no enfrentamento da concorrência do sistema financeiro tradicional.
O Sebrae acredita que o cooperativismo é um valioso meio para ampliar o acesso dos pequenos negócios a serviços financeiros. No Brasil, as cooperativas de crédito estão espalhadas por todo o território, geram desenvolvimento local (uma vez que o investimento é aplicado na própria região) e garantem um serviço mais personalizado aos pequenos empreendedores.
Quer conhecer outras formas de atuação junto às cooperativas? Torne-se um parceiro da Co-pyme e tenha acesso a um manual com orientações para o atendimento a donos de pequenos negócios em serviços financeiros.